Saturday, August 3, 2013

Bastnasita: Origem, características e aplicações

Saiba mais sobre o mineral chamado bastnasita – suas características, história e usos e aplicações.

Parte do grupo de minerais de carbonato é um metal de terras raras (REM)-mineral rico chamado bastnasita. Bastnasita é uma das principais fontes de cério, um metal de terras raras com diversas aplicações em indústrias modernas e tecnologias. É muito semelhante do parasita, outro mineral com raras alto conteúdo mineral; os dois são conhecidos para alterar facilmente para a frente e para trás entre bastnasita parisite e volta dependendo da presença de CaC03.

Características de
bastnasita às vezes aparece como um marrom avermelhado, ou como um mineral amarelo dourado, mas também é encontrada em outras cores como o branco pálido, tan, cinza e marrom, às vezes com listras brancas presentes. É um mineral vítreo e gorduroso, com seus cristais que aparecem translúcido ou opaco. Tem uma química fórmula (Ce, La, y) CO3F e cai sob a classificação de 4 para 5 da escala de dureza de Mohls.

Origem e história
como outros minerais, nome do bastnasita empresta uma pista para sua origem. Um químico sueco, Wilhelm Hisinger, possuía uma mina perto de Riddarhytan, Vastermanland, Suécia. Era chamado mina de Bastnas, daí o nome do Basnasite. Antes de descrever e batizando a mineral bastnasita em 1838, Hisinger já fez descobertas da mina, como o cério (um mineral de terras raras) em 1803 e lantânio (outro metal de terras raras), em 1839, apenas um ano depois de nomear oficialmente a mineral bastnasita.

Além de bastnasita, Bastnas mina rendeu também minerais e elementos químicos que eram desconhecidas até então. Essas descobertas foram feitas por outros cientistas suecas conhecidas na época, como Jons Jakob Berzelius e Carl Gustav Mosander, o homem que descobriu os metais de terras raras, érbio, ítrio e térbio.

Bastnasita tem sido encontrada na Hungria, Grécia e Noruega na Europa; Turquia, Mongólia e Rússia na Ásia; e o Canadá e os Estados Unidos na América do Norte.

Usos de e Applications
Bastnasite-(Ce) (o que as pessoas geralmente têm em mente quando eles dizem bastnasita) é extraído por seu conteúdo rico de cério. Juntamente com um mineral de fosfato, a monazita, bastnasita é dentre as duas maiores fontes do cério de metal de terra rara. O cério é usado principalmente como um agente oxidante químico e como catalisador de craqueamento catalítico fluido usado para refinarias de petróleo. Outros usos de cério incluir polimento pigmento em pó e amarelo para uso em cerâmica e vidro.

Mas o cério não é a única coisa que encontrei no bastnasita. Além de bastnasite-(Ce), também são ricos em lantânio e ítrio-rico bastnasites. Bastnasite-(Y), o tipo que é rico em ítrio, é aproveitado para o seu conteúdo de metal predominante terra rara. Ítrio tem vários usos nas indústrias e tecnologia, a partir de vanadato de ítrio (YVO4) usado em supercondutores de alta temperatura para filtros de microondas de ferro Granada (YIG) de ítrio e Granada de ítrio-alumínio (YAG) lasers. Bastnasite-(la), por outro lado, contém altos níveis de lantânio, outro metal de terras raras com várias aplicações. O lantânio é um componente principal de lentes da câmera, eletrodos de baterias e armazenamento de hidrogênio. É particularmente importante em vidro de alto índice de refração e, como o cério, é usado em refinarias de petróleo, como um catalisador de craqueamento catalítico fluido.

Este artigo é trazido a você por PublicMining.org, um recurso gratuito para investidores de mineração que serve como uma vitrine de empresas de mineração públicas, incluindo empresas de mineração de cobre, empresas de mineração de prata e muito mais. Suspeito urso gentil

No comments:

Post a Comment